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Um Simca brasileiro na França

Société Industrielle Mécanique et Carrosserie Automobile (SIMCA)

No Salão Retromobile de 2020, em Versalhes, região parisiense, França, o Clube Vedette Simca apresentou um carro nunca visto na França: Um Simca fabricado no Brasil modelo Emisul de 1966. A evolução do francês Simca V8 Chambord. Este Simca do brasileiro  Tem potência 140 cavalos. É um autêntico modelo de 1966 do Simca Rallye Emisul 6M

Os primeiros Simca "Vedettes" franceses foram lançados em 1954 e foram fabricados pela Ford SAF (Sociedade anônima Francesa)  com motor V8, válvulas laterais de 60 HP. Esses carros eram reconhecidos por sua chamada carroceria "Rabo de Peixe". Em 1954, a Simca comprou a Ford France. Quatro anos depois, a empresa fundou o Simca do Brasil em São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil. Primeiro, uma simples unidade de montagem com peças vindas da França, esta fábrica, sob a direção do engenheiro francês Jacques Pasteur, desenvolveu veículos distintos. Os modelos, carroceria e mecânica, até a data de 1968, que foi o ano final dessa produção que começou com o Chambord.

O excelente Simca Rallye Emisul 6M de 1966, que foi apresentado no Salão Retromobile de 2020, era da cor dourada "Goldfinger", fazendo referência ao filme de James Bond de 1965. É um modelo extremamente raro, pois foram produzidas apenas 597 unidades no ano de 1966. A caixa de câmbio da 6M era opcional no modelo Rallye. Poucos carros foram equipados com este dispositivo e hoje não se pode dizer com precisão quantos ainda existem. Esta caixa de seis velocidades oferecia a possibilidade de ter três velocidades longas para a estrada e três velocidades curtas para a cidade ou a montanha. Um mostrador elétrico montado no painel de instrumentos permitia a seleção dessas duas faixas de velocidade.

A modificação do motor "Aquilon" foi totalmente realizada no Brasil. Depois de adaptar uma ignição transistorizada, o engenheiro Jacques Pasteur retomou o design do kit Ardun desenvolvido por um belga de origem russa e naturalizado americano: Zora Arkus Duntov. Este kit transforma o motor Ford Aquilon com válvulas laterais em um motor de câmara de combustão hemisférica muito mais eficiente e mais moderno.

Um forte ganho de potência e um melhor arrefecimento permitiram que o velho Aquilon passasse dos 60 cavalos originais para os 130 cavalos para o Chambord e até 140 cavalos para o Rallye e o modelo Presidencial! Hoje existem apenas dois Emisul registrados nesta configuração.

Carlos Francisco Walrlich , o atual proprietário, comprou esta joia de automóvel em 2005 que pertencia no passado ao Senhor chamado Edson. Esta carro já havia sido visto pelo, pai de Carlos, o Senhor Carlos Francisco.  O modelo estava com o ex-proprietário desde 1978. Ele, Carlos,  imediatamente começou a restaurar : "Primeiro, o motor foi completamente reconstruído, a carroceria foi refeita e repintada em sua cor original "Goldfinger metallic".  A restauração durou cerca de três anos. Em 2008 ainda estava sem a caixa 3M.

O carro foi colocado em um museu até março de 2019. Carlos disse: "Hoje, estou realmente feliz por ter restaurado e preparado completamente o carro para o Salão Rétromobile 2020 que aconteceu em fevereiro. E depois da grande exposição,  fez uma viagem pela França no Emisul Rallye como parte das atividades do Clube Simca Vedette France acompanhando os modelos de lá. E Carlos realizou o sonho de seu pai! O carro e  proprietário estão no Rio Grande do Sul.

Saiba mais sobre os modelo Simca no Brasil

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O Aston Martin Goldfinger de James Bond retornará à Produção

A montadora britânica retomará a produção do DB5, que será oferecido com uma infinidade de acessórios. O famoso Aston Martin DB5 reapareceu em "Skyfall".

É um dos carros mais icônicos do cinema. Impossível não associar James Bond ao seu carro, o Aston Martin "Goldfinger" DB5. Aparecendo pela primeira vez em Goldfinger em 1964, com Sean Connery no papel do agente 007, ela voltou em outros seis filmes da saga, incluindo os dois últimos, Skyfall (lançado em 2012) e Spectre (2015). Ciente da imagem icônica deste carro, a Aston Martin havia anunciado em 2018 que sua produção seria reiniciada para poucos privilegiados.

Mas enquanto a entrega dos 25 modelos desta edição limitada estava agendada para o ano de 2020, a produção deles será iniciada.  Segundo a Aston Martin, serão necessárias 4.500 horas de trabalho para cada um dos DB5's, que serão montados manualmente na fábrica de Newport Pagnell, no Reino Unido. Além de serem pintados em cinza Silver Birch, como o modelo original visto no filme Goldfinger, os 25 carros terão tratamento especial e reservarão muitas surpresas para seus futuros compradores.

Um "brinquedo" com 3,4 milhões de euros a Aston Martin se uniu à EON Productions, a produtora responsável pelos filmes de James Bond, e Chris Corbould, supervisor de efeitos especiais da saga, para incluir uma infinidade de aparelhos que o famoso agente secreto não teria negado. Placas removíveis (dianteira e traseira), telefone na porta do motorista, sistemas para impulsionar uma nuvem de fumaça ou óleo na traseira ou metralhadoras (falsas) montadas na frente , o fabricante britânico parece não ter esquecido nada na parafernália de acessórios nada convencionais

Certas funcionalidades não podem ser legais em alguns países ... Segundo a Aston Martin, esses veículos não estão autorizados a rodar na via pública. Seus futuros proprietários poderão admirá-los em sua garagem ou em um ambiente privado.

Não é especificado quando eles podem desfrutar do seu futuro "brinquedo". Um brinquedo que tem um custo, já que os 25 DB5 já foram vendidos a 3,4 milhões de euros cada.

Se você estava interessado, é tarde demais, pois todos os modelos já encontraram compradores

Veja um trecho do próximo filme













Saiba mais sobre a linha DB da Aston Martin


Texto, fotos e montagem Francis Castaings. Fotos sem a logomarca do site são do Salão Rétromobile                               

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