Visita ao Uruguai

O Uruguai é um país pequeno e Montevidéu é uma cidade que tem por volta de um milhão e meio de habitantes. Não há engarrafamentos e o trânsito não é violento tão pouco as ruas. Os habitantes são muito amáveis e estão sempre prontos para ajudar, dar informações úteis e contar um pouco da história deles. A diversidade de automóveis é grande e aqueles das décadas de 60 e 70 estão presentes nas calmas ruas da capital. A maioria é europeia, mas todos muito interessantes. Seria bom ver todos restaurados, mas creio que a maioria em breve visitará a oficina. Vamos às fotos.

Um Mercedes-Benz 250 SE

Mercedes-Benz série W114/W115. Saiba mais.

Mercedes-Benz série W123 que sucedeu a série acima. Tinha carroceria com quatro portas, duas e perua. Era afamada pela robustez e suas versões diesel podiam receber um turbo. Foi apresentado ao público em janeiro de 1976. Motores com quatro ou seis cilindros em linha.

Mercedes-Benz 280 SLC. Foi a terceira geração da série SL. Saiba mais.

Este mais novo. Modelo 300  SD. Lá quanto na Argentina carros de passeio podem ter motorização diesel. 

Ainda com os carros vindos da Alemanha. Um BMW série 5 modelo 520 com motor de seis cilindros em linha, 1.990 cm³ e 122 cavalos à 6.000 rpm. Foi lançado em setembro de 1972. 

Opel Rekord C surrado, mas recuperável que deu origem ao nosso Chevrolet Opala. Saiba mais.

Um Opel Rekord 2.0 geração E que foi produzido na Alemanha entre 1977 e 1986. Depois foi batizado como Omega.

Outro Rekord da mesma geração

Este não é um Opel Kadett Caravan! É um Grumett! Um Chevette com carroceria de plástico reforçado com fibra de vidro fabricado no Uruguai. A mecânica é a mesma de nosso Chevette. O primeiro Grumett foi a perua 250M Rural ( abaixo) . Veja a diferença na ponta do capô acima da grade bi-partida. O restante idêntico a perua Marajó brasileira. Leia mais sobre.

Este é um Chevette brasileiro que foi exportado para lá.

Um Renault 12 que foi fabricado na França, na Argentina e na Romênia e lá se chamava Dacia. Era o projeto "M" do nosso Ford Corcel. Saiba mais.

Continuando com modelos franceses abaixo um Citroën Méhari que usou a mesma mecânica do Citroën 2CV

Um Peugeot 504 precisando de reformas. Leia mais

Um Peugeot 205. Foi um sucesso na Europa e nos ralis mundiais ganhou em 1984, 1985 e 1986. Um dos pilotos foi Ari Vatanen. Em breve toda a história no site.

Este é um 205 Cabriolet

Vamos para a Itália? Um Fiat 600 D. Sua versão Abarth colocava muitos grandes para trás!

Um modelo Fiat 128. Foi o primeiro Fiat tração dianteira.

E o utilitário Campagnolo. Seus concorrentes eram os ingleses Land Rover, o Gipsy da Austin Motor, muito semelhante ao Land Rover, o alemão DKW Munga (Candango) , o americano Jeep CJ-5 e o International Scout, os japoneses Nissan Patrol e o Toyota Land Cruiser, quase idêntico ao nosso Bandeirante e o russo Ulyanowsk UAZ 469

E um Cinquecento fabricado entre 1991 e 1998. Sucedeu o modelo 126. Compacto e muito econômico!

Um Fiat Panda em estado impecável. Tinha motor com dois cilindros em linha longitudinal, quatro em linha transversal com 903 cm³.  A versão 4 X 4 enfrentava facilmente os grandes!

Para a Inglaterra vamos num Austin/Morris Mini 1275 GT. Em breve no site. Sabia que havia nesta época uma versão perua com lateral fechada (Morris Mini-Van ¼ Ton), com vidros laterais e madeira na lateral (Clubman Countryman) e a picape Utility?

Um Austin Maestro sucedeu o Allegro e não obteve muito sucesso.

Um Ford Escort MK II. Este tinha tração traseira, foi muito utilizado em ralis, sendo campeão mundial em 1979 e 1981 com a versão RS1800. Após esta geração foi lançada em 1980 a mesma fabricada aqui a partir de 1984.

Dos Estados Unidos um Chevrolet Bel Air 210 ano 1955

Impecável picape International Harvest

Um Jeep Wagon que aqui se chamou Willys Rural Jeep e na Argentina Jeep Estanciera.

Ford Fairlane Ranch Wagon. Era a terceira geração do Fairlane produzida entre 1959 e 1961.

Imensa!

Ford Falcon argentino. Grande sucesso por lá! Por volta de meio milhão de unidades em 30 anos de fabricação nas versões sedã quatro portas, perua Rural Futura e Ranchero (saiba mais).

Volvo série 700. Os 740 tinham quatro cilindros e os 760 seis. Lançado na década de 80 enfrentou bem parte dos anos 90 principalmente o modelo perua como este abaixo.

As fotos acima foram tiradas em abril de 2012

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

As fotos do amigo Felipe Chernicharo. A que está no topo da página é do mesmo.

Volkswagen Kombi picape. Saiba mais sobre este utilitário universal.

Visto o escapamento, não deve ser mansa!

BMW 320 série E30. Este modelo veio dos Estados Unidos. Os para-choques mais espessos e com polainas delatam a origem. Esses para-choques começaram a ser exigidos nos Estados Unidos na década de 70 para atender à normas de segurança. Até os americanos concordavam que até o modelo mais bonito do mundo ficava com aparência pior com eles. Mercedes, Alfa, MG, BMW... sofreram!

Picape Chevrolet 3100 da linha Advanced designer produzida entre 1947 à 1955. Eram os novos produtos pós-guerra americanos!

A ferrugem não atrapalha a bela vista com este Vauxhall Velox. A Vauxhall era a filial Opel da Inglaterra. A Opel A.G. foi absorvida pela General Motors em 1929 e em 2017 adquirida pelo grupo francês PSA (Peugeot Citroën Société Anonyme).

Ônibus Mercedes-Benz O-321 HL já com estrutura monobloco. Este certamente é um hotel sobre rodas!

Agradeço à ótima contribuição à Felipe Chernicharo.

E as placas...

KX CAR SERVICE - Todos os cuidados que o seu carro precisa, em um mesmo lugar (Clique abaixo para acessar a página)


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para ler - Clique no livro para acessar

Picapes Chevrolet - Robustez que conquistou o Brasil

Caminhões FNM 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A História do Automóvel - Três volumes

Uma excelente coleção para quem quer conhecer o mundo ao automóvel é o Box coleção: A História do Automóvel - 3 volumes . O autor é o famoso engenheiro e jornalista José Luiz Vieira um dos responsáveis das edições da antiga revista Motor 3. Estes exemplares citados aqui tem excelente qualidade gráfica e editorial. Vem no formato 19 x 26 x 9 cm. São ao todo 1.320 páginas contando a história de todo automobilismo mundial com muitos textos e fotos. Ele se divide em:

  • Volume 1 - da pré-história a 1908
  • Volume 2 - de 1908 a 1950
  • Volume 3 - de 1950 aos dias atuais

Clique abaixo acessar o site.

Os bons livros da Editora Alaúde. Clique abaixo.

Compre livros de carros nacionais ou estrangeiros na Clique aqui para comprar livros

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A Editora Alaúde fez uma tem ótimos livros sobre os carros brasileiros e estrangeiros. Clique sobre a figura e acesse.

Vários bons títulos.

Ambos em capa dura e são muito ricos em fotos e dados. Clique sobre a figura para acessar.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Texto, fotos e montagem:  Francis Castaings - Fotos Nelson Piquet (Divulgação)                               

© Copyright - Site http://www.retroauto.com.br - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Volte a página principal do site.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

El Citroën Club Bs As eligió al Auto del Año en su edición 2017

O Citroën  Clube Buenos Aires elegeu o Carro do ano em sua edição de 2017

El pasado domingo 5 de noviembre y en una magnifica tarde soleada, el Citroën Club Buenos Aires realizó el último encuentro del año y premió a los vehículos ganadores en las diferentes categorías que se desarrollaron durante este ciclo 2017.

No primeiro domingo do mês, dia 5 de novembro de 2017, numa bela tarde ensolarada, o Citroën Clube de Buenos Aires, capital da Argentina, realizou o último encontro do ano e premiou veículos ganhadores em diferentes categorias que ocorreram durante o ano de 2017. Leia sobre o Citroën 2CV e o Traction

Concurso de Elegancia/ Concurso de Elegância En este concurso, los socios eligen a través de su voto al automóvil más elegante. El ganador fue el 3cv 1972 de Rodrigo Quiroga. Este concurso os sócios elegem através de voto o automóvel mais elegante.  O ganhador foi o Citroën 3CV ano 1972 de Rodrigo Quiroga

Concurso de Originalidad: Los jueces de la Federación Argentina de Clubes de Vehículos Históricos (FACAH), inspeccionan cada automóvil y lo califican según su estado de conservación. El ganador fue el 3cv 1971 de Pascual Migale.

Concurso de Originalidade: Os juízes da Federação Argentina de Clubes de Veículos Históricos (FACAH) inspecionaram cada automóvel e qualificaram segundo seu estado de conservação. O ganhador foi o Citroën 3CV ano 1971 de Pascual Migale.

Concurso Auto Contemporáneo: Elegido por la Comisión Directiva del Club, el ganador fue el Saxo VTS de Fabián Di Tata.

Concurso de Automóvel contemporâneo; Foi eleito pela comissão diretora do Clube e o ganhador foi o Citroên Saxo VTS de Fabián Di Tata. O pequeno e simpático Saxo foi fabricado entre 1996 e 2003

Mejor Automóvil expuesto por el Citroën Club Bs As en Autoclasica  2017: O 7cv 1938 de Eduardo Colombo. O melhor Automóvel exposto pelo Citroën Clube Buenos Aires na exposição Autoclasica 2017: O Citroën Traction 7cv 1938 de Eduardo Colombo.

Premio Citrobaires interés especial: Dyane 6 1980 de Ricardo Argüello. Prêmio Citroën Bueno Aires especial. Um modelo Dyane 6 ano 1980 de Ricardo Argüello

Este evento fue realizado en la Escuela-Museo Fundación Lory Barra, ubicada en el partido de San Isidro (Provincia de Buenos Aires) y es uno de los eventos más esperados por todos los socios del club, debido a su carácter emotivo.Este evento foi realizado na Escola Museu Fundação Lory Barra localizada em San Isidro (Província de Buenos Aires) e é um dos eventos mais aguardados por todos os sócios do clube devido ao seu caráter emotivo.

También fue una excelente oportunidad para entregar las siguientes distinciones especiales: Também uma excelente oportunidade para a entrega de troféus especiais.

Também foi uma excelente oportunidade para entregar as seguintes homenagens especiais à:

  • Javier Jauregui: Por su colaboración permanente con el Citroën Club Bs As. Pela sua colaboração permanente com o Citroën Clube de Buenos Aires.
  • Francisco Romanelli(Fundación Lory Barra), por su colaboración en el evento. Pela sua colaboração com o evento
  • Fernando De Stefano, por ser el autor de las diferentes tapas de la revista Citrobaires (que en este año celebra su 15º aniversario). Por ser o autor das diferentes capas da revista Citrobaires (que este ano celebra seu 15º aniversário)

Momentos: Amigos, sócios e proprietários. Confraternização

Nota: Bienvenidos ao sitio Retroauto amigos de Citroën Argentina. Lá, em Buenos Aires, na Exposição Autoclásica 2017,ganhei um ótimo exemplar da revistas "Citrobaires" (Citroën Buenos Aires).  Muchas Gracias!

Gracias amigos de Argentina. As fotos e o texto deste artigo foram cedidos gentilmente por Alejandro Beiroa (de camiseta vermelha)

Para ler - Clique no livro para acessar

Picapes Chevrolet - Robustez que conquistou o Brasil

Caminhões FNM 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A História do Automóvel - Três volumes

Uma excelente coleção para quem quer conhecer o mundo ao automóvel é o Box coleção: A História do Automóvel - 3 volumes . O autor é o famoso engenheiro e jornalista José Luiz Vieira um dos responsáveis das edições da antiga revista Motor 3. Estes exemplares citados aqui tem excelente qualidade gráfica e editorial. Vem no formato 19 x 26 x 9 cm. São ao todo 1.320 páginas contando a história de todo automobilismo mundial com muitos textos e fotos. Ele se divide em:

  • Volume 1 - da pré-história a 1908
  • Volume 2 - de 1908 a 1950
  • Volume 3 - de 1950 aos dias atuais

Clique abaixo acessar o site.

Os bons livros da Editora Alaúde. Clique abaixo.

Compre livros de carros nacionais ou estrangeiros na Clique aqui para comprar livros

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A Editora Alaúde fez uma tem ótimos livros sobre os carros brasileiros e estrangeiros. Clique sobre a figura e acesse.

Vários bons títulos.

Ambos em capa dura e são muito ricos em fotos e dados. Clique sobre a figura para acessar.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tradução e montagem Francis Castaings  - https://www.facebook.com/retroauto.franciscastaings                              

© Copyright - Site http://www.retroauto.com.br - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Volte a página principal do site.