Quarto Grande Encontro do Clube de Veículos Antigos de Nova Lima - Abril 2018

A Festa do Antigomobilismo em Minas Gerais

O maior encontro de carros antigos Minas Gerais foi organizado pelo presidente do Clube de Veículos Antigos de Nova Lima que ocorreu mais uma vez no Condomínio Alphaville, Lagoa dos Ingleses, na região metropolitana de Belo horizonte. Vários clubes da capital, do interior e de outros estados estavam lá! Escolha a marca! Quase todas as boas marcas de carros nacionais e estrangeiros estiveram no sábado dia 14 de abril de 2018. Carrocerias cupê, sedã, perua, furgão, picape, réplicas, ônibus, bicicletas, motocicletas, originais ou modificados. E em belo estado! 

Bons companheiros, amigos e bons colecionadores! Crianças, adultos, homens e mulheres, vários especialistas e leigos estavam apreciando muito um show de rodas! Nas duas avenidas principais e nos estacionamentos paralelos podia-se ver veículos magníficos!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros da Ford

Um Ford Corcel II recentemente restaurado em estado impecável. Saiba mais

A linha começou com o Ford Galaxie em 1967. O modelo abaixo é da última geração

Depois chegou o LTD (Limited)

Um Ford Landau. Leia mais sobre a linha Ford Galaxie, LTD e Landau

O Ford Maverick chegou ao Brasil em 1973

Este é um belo e raro modelo quatro portas. Leia mais sobre o compacto da Ford

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A Ford Estados Unidos reunia no século passado as marcas Ford, Mercury e Lincoln.

Mas tudo começou nos Estados Unidos da América com o Ford T em 1908 e depois se consolidou com o Ford A a partir de 1928. Foram mais de 15 milhões de unidades do Ford T. O Modelo A tinha carrocerias cupê, Sport Cupê, cabriolet, Tudor sedã, Fordor Sedã e picape Roadster em 1928 e o Roadster Deluxe abaixo. Sua versão quatro portas era o Phaeton (capota de lona)

Uma Hot Picape 1930 personalizada com bom gosto. Esta já tem a frente do modelo B

As picapes F-Series fizeram muito sucesso. Esta á da geração 1948 à 1952

Esta da mesma linhagem estava na entrada principal

E a linha F-100 fez enorme sucesso lá, aqui no Brasil e também na Argentina

Um furgão da linha E-Series Ecololine. Esta é da quarta geração de 1997 à 2002

O Ford Fairlane fez muito sucesso

E o Ford Mustang usou sua plataforma. Este é um modelo cupê 1967. Este tem um motor 289 (4.735 cm³) considerado um bloco V8 pequeno.

O Mercury Cougar era também fabricado sobre a plataforma do Mustang. Leia mais sobre este belo esportivo e luxuoso

Para competir com os luxuosos da General Motors, a Ford lançou a divisão Lincoln. Saiba mais sobre estes grandes de luxo.

Como potentes motores Ford e uma carroceria inglesa, Carrol Shelby fez o fabuloso AC Cobra. Leia mais

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros da Willys

Este modelo nasceu nos Estados Unidos como Jeep Wagon. Este utilitário Rural Willys data de 1959.

No Brasil como Jeep Rural e depois Ford Rural

O Itamaraty era o Aero-Willys com mais sofisticação. Leis mais

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros da Chrysler

A Chrysler no século passado reunia as marcas Chrysler, DeSoto, Dodge, Imperial, LeBaron, Jeep, Fargo e Plymouth nos Estados Unidos.

Um Plymouth GTX 440. Tem um potente V8 com 7.154 cm³ e 375 cavalos a 4.600 rpm. Esta usina de força leva o Plymouth a 100 km/h em 6,5 segundos e sua final é de 198 km/h! Números excelente para 1968!

Abaixo um belo Dodge Charger 1973 americano.

No Brasil o primeiro a chegar foi o Dodge Dart sedã quatro portas

No final de 1971 veio do cupê.

O Charger R/T (Road and Track) nacional agradou muito!

A primeira mudança na carroceria, frente e traseira, chegou em 1979.

Um cupê muito bonito. Leia mais sobre a linha Dart e Charger

E um dos primeiros Dodge 1800 já com a designação Polara. Saiba mais sobre este pequeno Chrysler

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros SIMCA

Nasce um novo clube

Este belo franco brasileiro chegou no Brasil em 1959

Acima e abaixo o modelo Tufão

Após a remodelação veio o Regente e o Esplanada. Leia mais sobre os carros da Société Industrielle Mécanique et Carrosserie Automobile)

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros da Volkswagen

O MaxiFusca do Portal Maxicar

O Volkswagen sedã viajante presente em vários bons eventos de Minas Gerais e de vários estados brasileiros do casal Alfredo Martinez e Gilda. Exibindo seus troféus ele é de Araruama, Rio de Janeiro. Suas viagens vão além das fronteiras nacionais.

Mas o primeiro veículos Volkswagen fabricado no Brasil foi o utilitário Kombi

E em 1976 evoluiu para o modelo Clipper. Leia mais sobre este versátil veículo

E uma Kombi super especial

O primeiro esportivo Volkswagen na Alemanha e no Brasil foi o Karmann-Ghia. Foi apresentado pela primeira vez na França em 14 de julho de 1955 numa pequena reunião para convidados especiais e depois ao grande público do salão de Frankfurt.

Na década de 70 chegava o modelo TC. Leia mais sobre o Volkswagen Typ 114

A linha começava a se diversificar com o sedã 1600 quatro portas

Depois veio ao sucesso Variant 1600

Que deu origem à Brasília. Saiba mais sobre a história destes

E motor arrefecido à ar Volkswagen equipou vários nacionais!

O Puma GT 1600

E o belo modelo Spider. Leia mais sobre os carros da Puma Veículos

E o nosso MP Lafer. Leia mais a história dos MG T e do MP Lafer

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A General Motors estava muito bem representada. No século passado tinha as marcas Chevrolet, Cadillac, LaSalle, Pontiac, Oldsmobile, Buick e GMC

Um modelo Hot do Chevrolet Master. Saiba mais

Picape Chevrolet da linha Advanced Designer. Este modelo foi fabricado entre 1947 e 1955.

Fez um enorme sucesso os Chevrolet Bel Air 1955, 56 e 1957 (abaixo). Havia opções com carroceria de duas portas, conversível e perua com duas portas chamada Nomad! Até 1954 só havia a opção com motores seis cilindros (Blue Flame) com 150 polegadas cúbicas (2.458 cm³) e 250 (4.096 cm³). Em 1955 havia várias opções de V8. A Station Wagon quatro portas era chamada de Two-Ten Townsman.

Um Chevrolet Impala 1960. A linha começou em 1958 e fez sucesso durante anos.  Este "compacto" Havia também a tinha carroceria quatro portas, cupê, Station Wagon e a picape El Camino concorrente da picape Ranchero da Ford. Motores com seis cilindros em linha e vários V8. Um modelo SS é facilmente reconhecido por suas bandeiras quadriculadas tanto na grade quanto na lateral. Um dos motores era o V8 283 (4.637 cm³) com 185 ou opcional com 290 cavalos. Outro muito apreciado era o V8 348 (5,7 litros) e 315 cavalos. Os carros grandes da linha Chevrolet da General Motors em 1959 eram o Impala, Byscaine e Bel Air

Um Chevrolet Chevelle SS 1967sedã passeando

E o Chevelle 1969 com motor V8 307 (5.030 cm³)

Chevrolet Impala 1970 Custom numa rara configuração cupê existente aqui no Brasil. Seu motor V8 454 (7.439 cm³) podia desenvolver no pacote padrão 360 cavalos e como opcional 450! Cobria 1/4 de milha em 13,9 segundos chegando à 165 km/h. Ótima arrancada!

Chevrolet El Camino 1976 baseada na carroceria do Chevelle. Era a quarta geração fabricada entre 1973 e 1977.

Chevrolet Camaro da terceira geração produzido entre 1982 e 1992.

Oldsmobile Cutlass 442. Saiba mais sobre a linha F-85 e Cutlass

Chevrolet Corvette Stingray da terceira geração

Chevrolet Van Beauville.Esta é terceira geração, fabricada entre 1971 e 1996 e utilizou motores com seis cilindros em linha, V6 e V8 movidos a gasolina. Um versão V8 diesel estava disponível a partir de 1982.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os Chevrolet do Brasil

A Chevrolet Amazona. Havia ainda a picape Brasil, a cabine dupla Alvorada e o furgão Corisco que tinham faróis circulares duplos em 1963.

Esta é uma picape C-14. A partir de 1964 chegou a nova linha de picapes C-1410, C1414 e C1416. A C-1416 em 1965 já era conhecida como Veraneio.

Esta é da década de 70

E a linha C20 fabricada entre 1985 e 1997 com motor seis cilindros do Opala.

Um show de Opalas

Este modelo cupê foi lançado no final de 1971

O SS 4100 sedã quatro portas também no final de 1971

Este é um modelo cupê 1972

Leia mais sobre este modelo Chevrolet super especial para os brasileiros

O Puma GTB também foi equipado como motor Opala. Abaixo um série II

O esportivo Santa Matilde também usava o motor seis cilindros de 4,1 litros

Um raro e muito bonito Chevette Hatch

Impecável Chevette de última geração

Raro neste estado, uma bela Marajó. Leia mais sobre o Chevette.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fábrica Italiana de Automóveis de Torino

Na entrada principal, após poucos degraus, estavam três pequenos automóveis. Um deles este Fiat 500 (Cinquecento) que foi fabricado entre 1957 e  1975 em mais de 3.800.000 unidades! Sua versão perua era a Giardiniera.

Junto com eles estava o 600 D que foi fabricado na Itália e na Argentina

Um 147 Europa nacional chegando

Uma picape 147 que está sempre nos bons encontros

E um modelo Spazio. Leia mais sobre a grande linha 147

Da Itália o belo esportivo Alfa Romeo Giulia Bertone 1750. Saiba mais

Alfa Romeo 75. Era equipado com motor quatro cilindros em linha com duplo comando 1,6 litros e 1,8 litros turbo e 2 ,0 litros. E mais atraente um V6 com 2,5 e outro com 3.,0 litros. Era um modelo muito apreciado pelos Carabinieri (famosa polícia especial italiana). Foi produzido entre 1985 e 1992.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Da Alemanha

Porsche 356 Carrera. Belo e raro exemplar!

Porsche 928 S. Lindo esportivo da casa alemã com V8 dianteiro. Saiba mais

Um Porsche 911 faz bela presença seja antigo ou novo. Saiba mais sobre a saga do 911

Da casa Daimler-Benz um modelo Mercedes-Benz 200 da série W114/115 que completa 50 anos em 2018. Leia mais sobre este sucesso!

Mercedes-Benz série W123, modelo 280 C. Tinha versões quatro portas, duas portas (abaxio) , perua e Limusine. Tinha vasta gama de motores com quatro ou seis cilindros em linha movidos à gasolina e com quatro e cinco cilindros, turbo inclusive, movidos à óleo diesel.

Mercedes-Benz 280 C

Mercedes Classe C, código W202, anos 1993 à 2000. Uma versão perua também foi fabricada e rara por aqui. Substituiu o modelo também compacto 190. Saiba mais

Mercedes-Benz SL500. Grande sucesso desde os anos 50. Saiba mais sobre luxo e esportividade deste modelo

Da Alemanha também veio nossa DKW Vemaguet. O primeiro modelo a ser fabricado no Brasil das Indústrias Vemag foi F-91 Universal lançado em novembro de 1956.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os ingleses e réplicas

Fazendo o trio com os dois Fiat citados acima estava lá este Mini que foi fabricado pelas marcas Austin e Morris. Leia sobre este pequeno grande carro

Réplica do Lotus Seven. Foi produzido entre 1957 e 1973 com pouquíssimas alterações estéticas. Um grande sucesso! Há alguns anos a Caterham britânica tem os direitos de fabricação. No Seven um dos motores mais desejados era o Ford 1.600 com duplo comando de válvulas e preparação da não menos famosa Cosworth. Esta é uma réplica nacional.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Uma réplica de uma Harley-Davidson

Só existem três unidades deste modelo e o primeiro só ficou pronto após muito trabalho dos primos William e Walter Davidson e de William Harley. Era uma bicicleta à motor. Muitas disputas com a marca Indian nas corridas a tornou ainda mais famosa. Quem viu o seriado em 2017 na TV vibrou!

E belas bicicletas antigas estavam lá de diversas marcas

Os amigos, o organizador e a comemoração

Abaixo o  Senhor Ernandes Ramos da Sociedade do Carro Antigo de Barbacena (SCAB) e o presidente do Clube de Veículos Antigos de Nova Lima que organizou de forma brilhante este encontro que ficará na memória dos presentes por muitos anos. Parabéns Jorge Filho!

Foi ótimo rever todos!

E a ótima banda

Para ler - Clique no livro para acessar

Picapes Chevrolet - Robustez que conquistou o Brasil

Caminhões FNM 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A História do Automóvel - Três volumes

Uma excelente coleção para quem quer conhecer o mundo ao automóvel é o Box coleção: A História do Automóvel - 3 volumes . O autor é o famoso engenheiro e jornalista José Luiz Vieira um dos responsáveis das edições da antiga revista Motor 3. Estes exemplares citados aqui tem excelente qualidade gráfica e editorial. Vem no formato 19 x 26 x 9 cm. São ao todo 1.320 páginas contando a história de todo automobilismo mundial com muitos textos e fotos. Ele se divide em:

  • Volume 1 - da pré-história a 1908
  • Volume 2 - de 1908 a 1950
  • Volume 3 - de 1950 aos dias atuais

Clique abaixo acessar o site.

Os bons livros da Editora Alaúde. Clique abaixo.

Compre livros de carros nacionais ou estrangeiros na Clique aqui para comprar livros

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A Editora Alaúde fez uma tem ótimos livros sobre os carros brasileiros e estrangeiros. Clique sobre a figura e acesse.

Vários bons títulos.

Ambos em capa dura e são muito ricos em fotos e dados. Clique sobre a figura para acessar.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Texto, fotos e montagem:  Francis Castaings

© Copyright - Site http://www.retroauto.com.br - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Role a página para ver os anteriores

Volte a página principal do site.

Encontro do Clube de Autos Antigos de Nova Lima – Rancho do Boi - Março de 2018

Ótimo encontro realizado pelo Clube de Veículos Antigos de Nova Lima em um novo local. Aconteceu no sábado, dia 10 de março, no O Restaurante Rancho do Boi que conta com ótima infraestrutura  e ótimo estacionamento.

Os próximos mensais, sempre no segundo sábado do mês, serão também neste ótimo local.  Reunião de bons amigos, de vários clubes de Belo Horizonte e outras cidades mineiras. 

O estacionamento principal, após a cancela na entrada, ficará destinado aos carros antigos. Um lugar com uma vista ímpar para as beleza naturais que entornam a região. A chuva que ia e voltava não atrapalhou o encontro.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros da General Motors

Sempre prestigiando o encontro do Clube de Nova lima esta bela Chevrolet 3100 picape da linha Advanced Designer, modelo "Camper". Este modelo foi fabricado  entre 1947 e 1955.

Chevrolet Veraneio que fez grande sucesso nas décadas de 60 e 70

Chevrolet Opala cupê Comodoro SL/E

Chevrolet Opala Cavaran. Lançada em 1975 tornou-se um sucesso entre famílias. Leia mais sobre a linha Opala

Nosso pequeno GM, o Chevrolet Chevette também estava lá. Saiba mais

Chevrolet Corvette Stingray L88 da terceira geração.  Novidade no encontro. Seu motor V8 conta com 430 cavalos, cabeçote em liga de  alumínio, motor 427 (7,0 litros), alimentado por um carburador de corpo quádruplo e freios à disco dimensionados para esta forte motorização.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros da Ford

Hot Ford modelo A Tudor sedan fabricado entre 1928 e 1931

Belo Ford Landau

Ambos merecedores da placa preta. Leia mais sobre a linha Ford Galaxie, LTD e Landau

A Willys Overlando do Brasil foi absorvida pela Ford no final dos anos 60. Mas seus carros deixaram saudades e colecionadores fazem questão de conservá-los

Jeep Willys. Este é um Jeep Willys nacional. Sua história é grande e começou já na década de 30 a pedido do governo americano A American Austin Car Company, que depois passou a se chamar American Bantam fez o melhor projeto, mas este foi copiado pelos técnicos e engenheiros Ford e da Willys. Este soldado mundial serviu muito na guerra e ainda serva na paz. O Jeep até hoje é muito cultuado. E serviu muito nos campos, nas fazendas, de vários países do mundo. Concorrência e inspiração no modelo não faltaram!

Nasceu nos Estados Unidos em 1946 como Willys Jeep Station Wagon. Foi fabricada nosso Estados Unidos, Brasil, Argentina... Muito confortável para seis pessoas, ótimo porta-malas e a versão 4 x 4 (Tração nas quatro rodas) foi apreciada pelos fazendeiros e pelos amantes das trilhas fora de estrada.  Aqui se chamou Rural Jeep e na Argentina, fabricada pelas indústrias Kaiser, leia-se IKA, era chamado Jeep Estanciera. Este modelo 1971 está em belo estado! Sem dúvida foi o primeiro veículo utilitário esportivo (SUV) do mundo. Na Filipinas, era transformado, alongado, era um meio de transporte popular e ganhou o nome Jeepney. A carroceria abaixo é exclusiva do Brasil.

Hot Willys Cupê 1941 cupê muito apreciado nos Estados Unidos.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros da Volkswagen

E 1950 chegava os primeiros Volkswagen sedã no Brasil. Tornou-se uma paixão nacional e em 1959 foi lançado aqui.

Ambos da década de 60 e muito originais!

Os motores que o equipavam no Brasil foram o 1.200, o 1.300, 1.500 e 1.600 cm³. Sucesso até hoje em vários encontros e nas ruas do Brasil e do mundo!

O utilitário Volkswagen Kombi foi o primeiro veículo VW fabricado no Brasil. Na Alemanha era chamado de Typ 2. Leia mais sobre este grande utilitário.

Esta personalizada com bom gosto

Assim como o esportivo Puma GT, o Bianco S recebeu mecânica VW arrefecida à ar. Saiba mais sobre este belo.

A era moderna da Volkswagen na Alemanha e no Brasil começaram com a  produção do VW Passat. Na Alemanha como aqui foram fabricados os modelos com duas e quatro portas e a perua Variant que não chegou aqui. Leia mais

O Volkswagen Gol começou sua produção em 1980 com motor VW arrefecido à ar com 1.300 cm³. O moto dianteiro e sua tração dianteira. A ideia não era nova, já havia sido pensada, mas não aplicada na Alemanha. Era o projeto VW-Porsche EA266. Ainda existe um exemplar na matriz europeia, mas chegaram a fabricar 50 protótipos e alguns já estavam prontos no final da década de 60. A mecânica estava abaixo do banco traseiro e aqui no projeto BX foi colocada na dianteira. Não vingou lá, o presidente da VW Kurt Lotz pôs fim a este projeto afim de revolucionar a linha que começou com o Passat e logo depois o Golf que salvou a Volkswagen devido ao seu enorme sucesso. Kurt Lotz aproveitou todas as boas ideias e bons projetos da Audi e da NSU Motorenwerke. Ambas haviam sido absorvidas pela Volkswagen. O Projeto EA 276, já com motor dianteiro à ar e idealizado por Giorgetto Giugiaro também não vingou. Este estilista italiano foi o criador do Passat, Golf, Polo... O estilo foi baseado no Golf e no esportivo Scirocco das décadas de 70. Os motores a ar tiveram cilindradas de 1.300 e 1.600 cm³, mas foram substituídos a tempo pelo motor arrefecido à água já usado e aprovado no VW Passat. O Gol, Voyage, Parati e Saveiro usaram motores 1.500, 1.600, 1.800 e 2.000. A versão 1000 16V também era muito atraente ainda mais na versão Turbo. Abaixo um modelo GTS.

Outro grande sucesso da família Gol foi o Voyage que utilizou os motores 1.500, 1.600 e 1.800 cm³ nas versões com duas e quatro portas. Atendia muito bem à pequenas famílias, jovens e taxistas. Foi um carro robusto, bonito, seguro, econômico e rápido. A versão 1.800 GLS era muito apimentada e a versão Fox foi utilizada nos Estados Unidos nas versões quatro portas e na perua Parati que lá se chamou Fox Station Wagon. Poucas se veem por aqui.

O esportivo Farus foi fabricado em Minas Gerais. Este é um modelo Quadro com motor AP (alta Performance) 1.8 do VW Santana. Foi fabricado entre 1989 e 1990. Poucos em ótimo estado como este existem!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os Carros da Fiat

O Fiat 600 D é um modelo raro no Brasil. Foi fabricado na Itália e na Argentina.Te motor traseiro, tração traseira, quatro cilindros em linha, 767 cm³, 32 cavalos à 4.800 rpm, alimentado por um carburador Weber em posição invertida, arrefecido à água, velocidade máxima de 110 km/h e peso de 615 quilos. A versão Multipla tem quatro portas era um mini furgão familiar com linhas bem particulares. Na versão esportiva Abarth 850 CT Corsa tinha 847 cm³ e 70 cavalos à 8.000 rpm. Era alimentado por um carburador de corpo duplo, velas, cabeçote e escapamentos especiais da marca Abarth . Chegava à 178 km/h! Em 1965 tirava o sossego de vários grandões nas auto estradas da Europa. Nas pistas então... fazia a festa.

Este é um Lada Laika. Laika era o nome de uma cadelinha russa, o primeiro ser vivo que foi ao espaço a bordo da nave Sputnik II. Voltando ao sedã, este foi baseado no Fiat 124/125 que tinha 1.197 cm³ e 65 cavalos à 6.000 rpm e chegava à 135 km/h. A versão Special T 1600 tinha 1.592 cm³ e 95 cavalos à 6.000 rpm, dois comandos de válvulas no cabeçote, quatro feios à disco e chegava a 170 km/h. Muito bom para 1973! Já o Lado do mesmo ano tinha praticamente os mesmos dados da versão mais simples do 124. Na Polônia era chamado de Polski-Fiat 125 P. Os carros Lada chegaram aqui na década de 90. Eram os modelo Laika, o utilitário Niva e mais moderna era a versão Samara.O motor do Samara foi concebido em conjunto com a Porsche. Tinha 1,3 litros, quatro cilindros e 65 cavalos. Para quem gosta de malhar uma marca sem conhecer, será que a Porsche ia ajudar a fazer um carro ruim? As cores do carro abaixo remetem às cores da bandeira do Clube de Nova lima sendo que o Rosa indica que mulheres são bem vindas. Bem melhor! 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O belo e compacto Mercedes-Benz 190. Leia mais sobre este interessante modelo Benz

Nota: O próximo encontro será no Condomínio Alphaville. Trata-se do grande encontro anual. Veja na parte de eventos do site.


Para ler - Clique no livro para acessar

Picapes Chevrolet - Robustez que conquistou o Brasil

Caminhões FNM 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A História do Automóvel - Três volumes

Uma excelente coleção para quem quer conhecer o mundo ao automóvel é o Box coleção: A História do Automóvel - 3 volumes . O autor é o famoso engenheiro e jornalista José Luiz Vieira um dos responsáveis das edições da antiga revista Motor 3. Estes exemplares citados aqui tem excelente qualidade gráfica e editorial. Vem no formato 19 x 26 x 9 cm. São ao todo 1.320 páginas contando a história de todo automobilismo mundial com muitos textos e fotos. Ele se divide em:

  • Volume 1 - da pré-história a 1908
  • Volume 2 - de 1908 a 1950
  • Volume 3 - de 1950 aos dias atuais

Clique abaixo acessar o site.

Os bons livros da Editora Alaúde. Clique abaixo.

Compre livros de carros nacionais ou estrangeiros na Clique aqui para comprar livros

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A Editora Alaúde fez uma tem ótimos livros sobre os carros brasileiros e estrangeiros. Clique sobre a figura e acesse.

Vários bons títulos.

Ambos em capa dura e são muito ricos em fotos e dados. Clique sobre a figura para acessar.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Texto, fotos e montagem:  Francis Castaings

© Copyright - Site http://www.retroauto.com.br - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Role a página para ver os anteriores

Volte a página principal do site.


Encontro do Clube de Autos Antigos de Nova Lima –Posto do Jambreiro, Janeiro de 2018

O Clube de Veículos Antigos de Nova Lima não para! Em pleno verão, férias, vários associados estiveram presentes neste que é um dos melhores eventos da região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais.

E não faltaram belos carros antigos e muita animação. E melhor ainda foi comemorar o aniversário do ex-presidente Alexandre Lúcio dos Santos, acima com Jorge Filho à esquerda atual presidente. 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros da Volkswagen

Impecável Volkswagen sedã 1300

O primeiro veículo fabricado pela Volkswagen Brasil foi a Kombi. Saiba mais.

E o primeiro esportivo da marca na Alemanha e no Brasil foi o Karmann-Ghia. Saiba sua história

O Volkswagen Brasília chegou em 1973 junto com outros lançamentos da Ford, General Motors e Chrysler. Leia a história

O esportivo de maior sucesso nacional recebia mecânica Volkswagen. Leia mais sobre o Puma GT

O VW Gol nasceu em 1980 e dele nasceu uma grande família. Vieram o Voyage, Saveiro, Parati com motores 1.000 cm³, 1.500, 1.600, 1.800 e 2.000. Abaixo um belo GTI já colecionável! Veja outros

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros da Ford

Hot Ford Tudor modelo A fabricado entre 1928 à 1931 em várias versões.

Belo Ford LTD. Saiba mais sobre a linha Galaxie, LTD e Landau

Bela picape Ford F-100 V8 assídua dos encontros do clube

A marca Jeep chegou ao Brasil pela Willys Overland e no final de 1967 já estava sobre o distintivo da Ford

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros da General Motors

Belíssima picape Chevrolet 3100 da linha Advanced Designer

Seja na versão cupê, quatro portas, Caravan, motor 2.500, 3.800 ou 4.100 o Opala foi um sucesso. Fique por dentro deste Chevrolet

Furgão Chevrolet Beauville. Super confortável! Este nome originalmente foi da Station Wagon Bel Air quatro portas em 1956 e introduzido na linha Van a partir de 1970. Esta é terceira geração, fabricada entre 1971 e 1996 e utilizou motores com seis cilindros em linha, V6 e V8 movidos a gasolina. Um versão V8 diesel estava disponível a partir de 1982.

Réplica do MG A com motor Chevrolet Chevette

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Impecável Fiat Uno Turbo. Raro!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Belo Dodge Charger LS 1976. Saiba mais sobre a linha Chrysler.


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Impecável Citroën Traction Avant 11 Légere. Saiba mais sobre o Traction

Rodrigo mostra o manual do Citroën

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Da Alemanha

Mercedes-Benz 190 E. Saiba mais sobre este pequeno Benz

BMW 540i. Belo sedã com motor V8. Esta é a geração E39, série 5, produzida entre 1996 e 2004. Colecionável!

Réplica do Porsche 911 com motor traseiro da linha Volkswagen AP. Saiba mais sobre o 911

Sempre um ótimo encontro de carros antigos e festa de amigos! A cada segundo sábado mês. Acompanhe o Auto Eventos do site que dia 10 de fevereiro vai ter mais!


Para ler - Clique no livro para acessar

Picapes Chevrolet - Robustez que conquistou o Brasil

Caminhões FNM 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A História do Automóvel - Três volumes

Uma excelente coleção para quem quer conhecer o mundo ao automóvel é o Box coleção: A História do Automóvel - 3 volumes . O autor é o famoso engenheiro e jornalista José Luiz Vieira um dos responsáveis das edições da antiga revista Motor 3. Estes exemplares citados aqui tem excelente qualidade gráfica e editorial. Vem no formato 19 x 26 x 9 cm. São ao todo 1.320 páginas contando a história de todo automobilismo mundial com muitos textos e fotos. Ele se divide em:

  • Volume 1 - da pré-história a 1908
  • Volume 2 - de 1908 a 1950
  • Volume 3 - de 1950 aos dias atuais

Clique abaixo acessar o site.

Os bons livros da Editora Alaúde. Clique abaixo.

Compre livros de carros nacionais ou estrangeiros na Clique aqui para comprar livros

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A Editora Alaúde fez uma tem ótimos livros sobre os carros brasileiros e estrangeiros. Clique sobre a figura e acesse.

Vários bons títulos.

Ambos em capa dura e são muito ricos em fotos e dados. Clique sobre a figura para acessar.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Texto, fotos e montagem Francis Castaings                               

© Copyright - Site http://www.retroauto.com.br - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Volte a página principal do site.


Confraternização de Natal do Clube de Veículos Antigos de Nova Lima - Dezembro de 2017

Foi um prazer comparecer  ao convite de confraternização de Natal dos amigos de Nova Lima que me receberam muito bem e estavam lá desde o meio dia de sábado, dia 9 de dezembro de 2017. Sempre no segundo sábado do mês esta turma animada não tira férias e em todos os meses do ano tem o encontro mensal. Houve sorteio de brindes após o almoço e a turma fica até escurecer. Muito bom! Abaixo Wander Tavares, Zé do Fusca e Jorge Filho presidente do clube.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros da General Motors

Uma picape Chevrolet 3100da linha Advanced Designer que foi adaptada para grandes viagens e expedições. Especial!

Chevrolet Opala 4100 1974 sedã

Belo 4100 cupê. Saiba mais sobre o grande Chevrolet brasileiro

Chevrolet Camaro SS 2015. Moderno aprovado no encontro!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros da Ford

Bela picape sempre presente Ford F-series. Esta foi fabricada em 1954 e tem motor V8 272 (4.457 cm³).

Picape Ford F-100 Twin-I-Beam ano 1970 com motor V8. O termo Twin I-Beam se refere a suspensão dianteira de picapes Ford a partir de 1965. A mola é montada entre o chassi e um longo braço que suporta o cubo de roda. Traz mais conforto e digiribilidade.

Ford LTD 1973

Belo Ford Landau da última geração

Um Ford LTD que saiu há poucos meses da restauração. Leia mais sobre este grande Ford

Belo Ford Mustang GT conversível. Esta quarta geração foi fabricada entre 1994 e 2004.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros da Volkswagen

Impecável Volkswagen The Bugs

Outro muito bom também

Uma VW Kombi que faz sucesso por onde passa. Saiba mais sobre a Kombi

Volkswagen Variant II. Leia mais sobre a linha 1600, TL, Variant e Brasília.

Volkswagen com plástico reforçado com fibra de vidro

MP Lafer impecável. Leia mais sobre o MG T e o MP Lafer.

O Puma GT-1600 foi um sucesso dentro e fora do Brasil. Saiba mais.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Dodge Dart 1971 sedã. Saiba mais sobre a linha dos grandes Chrysler nacionais.

Aero-Willys 2600 1968. Leia mais.

Pequeno e charmoso Fiat 600 D que foi fabricado na Itália e na Argentina. Seu motor traseiro tem 767 cm³, quatro cilindros em linha, arrefecido a água, 32 cavalos à 4.800 rpm e velocidade máxima de 110 km/h. Na Itália havia uma versão de Carlo Abarth com 847 cm³, 70 cavalos, um carburador duplo e 178 km/h de final! Pesava 583 quilos. Nesta versão apimentada o motor era dianteiro

DKW Belcar nacional de origem alemã. O DKW Universal, modelo F-91, que aqui chamou-se Vemaguete, chegou no final de 1956. Em 1958 chegava o Belcar e até 1965 as portas dianteiras abriam-se para a frente e eram apelidadas de suicidas. Foi fabricado até 1967.

O belo e compacto Mercedes-Benz 190 E. Saiba mais sobre este sucesso da casa Daimler-Benz.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A confraternização dos amigos

A confraternização é democrática. Não precisa ser um associado do clube, não precisa ter carro antigo...mas frequentadores assíduos e de bom humor são bem vindos. Que venha 2018 com muitas felicidades para todos!

Para ler - Clique no livro para acessar

Picapes Chevrolet - Robustez que conquistou o Brasil

Caminhões FNM 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A História do Automóvel - Três volumes

Uma excelente coleção para quem quer conhecer o mundo ao automóvel é o Box coleção: A História do Automóvel - 3 volumes . O autor é o famoso engenheiro e jornalista José Luiz Vieira um dos responsáveis das edições da antiga revista Motor 3. Estes exemplares citados aqui tem excelente qualidade gráfica e editorial. Vem no formato 19 x 26 x 9 cm. São ao todo 1.320 páginas contando a história de todo automobilismo mundial com muitos textos e fotos. Ele se divide em:

  • Volume 1 - da pré-história a 1908
  • Volume 2 - de 1908 a 1950
  • Volume 3 - de 1950 aos dias atuais

Clique abaixo acessar o site.

Os bons livros da Editora Alaúde. Clique abaixo.

Compre livros de carros nacionais ou estrangeiros na Clique aqui para comprar livros

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A Editora Alaúde fez uma tem ótimos livros sobre os carros brasileiros e estrangeiros. Clique sobre a figura e acesse.

Vários bons títulos.

Ambos em capa dura e são muito ricos em fotos e dados. Clique sobre a figura para acessar.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Texto, fotose montagem Francis Castaings. Fotos de divulgação.                                                               

© Copyright - Site http://www.retroauto.com.br - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Volte a página principal do site.

Encontro do Clube de Autos Antigos de Nova Lima –Posto do Jambreiro, Janeiro de 2017

O ano de 2017 começou bem no segundo sábado do mês, no último dia 14 de janeiro,  no primeiro encontro do Clube de Autos Antigos de Nova Lima.

Grande comparecimento de colecionadores da cidade, de Belo horizonte, de Contagem... uma boa arrancada apesar de férias e chuvas ameaçadoras.

Várias marcas nacionais de destaque, originais ou não, estrangeiras e alguns modernos que serão colecionáveis e fazem bela presença. Foi muito bom rever todos!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros da Volkswagen

Pai e filho vão ao encontro.

E de Volkswagen sedã. Amantes da marca alemã.

Outro que chamou atenção.

Este também muito bom!

Impecável VW Variant 1600 ano 1970.

Belo VW Karmann-Ghia 1600

Este Karmann-Ghia TC também impecável. Leia mais sobre o Karmann-Ghia.

Um Puma GT 1600 muito especial. Leia mais sobre o Puma.

Gêmeos? Um VW Santana quatro portas...

e o outro com duas. Ambos Impecáveis. Além destas versões havia a perua Quantum.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros da Ford

Hot Ford modelo A Tudor.

Picape Ford F-100 Twin-I-Beam ano 1970 com motor V8. O termo Twin I-Beam se refere a suspensão dianteira de picapes Ford a partir de 1965. A mola é montada entre o chassi e um longo braço que suporta o cubo de roda. Traz mais conforto e digiribilidade.

Ford LTD Landau 1973

Ford LTD

o master do luxo nacional: o  Ford Landau. Leia mais sobre a linha Galaxie/LTD/Landau.

Ford Maverick cupê 302 V8. Leia mais sobre o Maverick.

Ford Mustang 1966 cupê. Esta foi a primeira geração. Havia carrocerias cupê como esta, conversível e fastback.

Por dentro do Must

Este Mustang GT 500 Cobra é da quinta geração. Veja o encontro dos Mustang em 2016.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros da General Motors

Este é um Hot Chevrolet Master Coach 1937. Saiba mais sobre a linha Master.

Chevrolet Bel Air 1955. Foi o primeiro Chevrolet a ter disponível um motor com oito cilindros em "V". Outras marcas do grupo GM como  Oldsmobile, Buick, Cadillac e  Pontiac já tinham a opção. O Bel Air era oferecido com carroceira quatro portas, duas portas, conversível, perua quatro portas e a famosa Nomad duas portas.

Havia vasta gama de motores V8 com potências e cilindradas diversas. Nos modelo básicos dois motores seis cilindros em linha "Blue Flame" estavam disponíveis.

Este furgão estreava em Nova Lima. É um Chevrolet  Van Beauville. Este nome originalmente foi da Station Wagon Bel Air quatro portas em 1956 e introduzido na linha Van a partir de 1970. Esta é terceira geração, fabricada entre 1971 e 1996 e utilizou motores com seis cilindros em linha, V6 e V8 movidos a gasolina. Um versão V8 diesel estava disponível a partir de 1982.

Este é um V8. O acesso ao motor se faz por fora e por dentro. Observe que várias verificações de líquidos pode-se fazer pela frente. 

Chevrolet Camaro Z-28 motor V8 305 (4.998 cm³) da terceira geração (1982–1992)

O mais amado Chevrolet do Brasil sempre está nos bons encontros. Abaixo um Chevrolet Opala 4100 cupê.

Impecável sedã 4100 com frente a partir de 1975

Belo cupê Chevrolet Diplomata com teto Las Vegas

Um Chevrolet Caravan com muita classe. Leia mais sobre a linha Opala

Impecável Kadett GSi conversível. Este carro foi desenhado pelo estúdio Bertone italiano para a Opel alemã. As estruturas da carroceria eram fabricadas aqui no Brasil e depois enviadas para a Itália. Em Torino as chapas eram trabalhadas para se tornar um  conversível. Colecionável! Seu concorrente, o Ford XR-3 conversível, era fabricado pela Karmann lá na Alemanha e aqui no Brasil.

E o moderno motor transversal com quatro cilindros, válvulas no cabeçote e injeção eletrônica.

Impecável Citroën ZX 1996 1.8i com 108 cavalos e apenas 60.000 quilômetros. Havia também a versão cupê e perua. O Citroën ZX Rallye-raid obteve quatro vitórias no Rali Dakar em 1991, 1994, 1995 e 1996 com Ari Vatanen pilotando e Pierre Lartigue como co-piloto. Como o Peugeot 306 as rodas traseiras são esterçantes em 1,5 grau. 

Esta pequena moto também fez sucesso. É uma Suzuki RV 90 dos anos 70 e 80. Fez sucesso!

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Compre bons livros na Alaúde. Clique abaixo e acesse o site.

A história do automóvel escrita pelo competente José Luiz Vieira é um ótimo livro.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Texto e fotos Francis Castaings                               

© Copyright - Site http://www.retroauto.com.br - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Role a página para ver os anteriores

Volte a página principal do site.



Carros de Sonho no Shopping


Começou no dia 24 de agosto e vai até o dia 4 de setmbro, domingo. O Ponteio Dream Cars. O horário de visitas a partir das 10:00 horas até as 20:00 horas. Foi organizado com competência pelo presidente Jorge Filho do Clube de Veículos Antigos de Nova Lima (CVANL) e também aproveita para comemorar os 60 anos de aniversário da Indústria Automobilística nacional. Lá estavam belos modelos nacionais representativos e americanos e europeus de destaque.

É uma Exposição de Carros Antigos e não um encontro de carros antigos. O evento será dentro do Ponteio Lar Shopping. Foi um espetáculo sobre rodas! Foi uma bela iniciativa já que Belo Horizonte  ainda não tem um museu para abrigar ótimas coleções que existem no estado.

Logo na entrada um Malzoni DKW que já fez bonito na pista de Laguna Seca, em Monterey, Califórnia, Estados Unidos. Veja uma exposição do Blue Cloud (Fumaça Azul) em Caxambu, Minas Gerais.

A poucos passos uma bela Romi-Isetta de 1956 que foi o primeiro carro nacional produzido.

Ao lado do Romi uma motoneta Gemini.

Ainda nos corredores do shopping um belo Ford Crown Victoria 1956.

Um exercício de estilo? Não uma  Kombi reduzida. Leia mais sobre a Kombi.

E o italiano Fiat 500 original de 1969.

Um Chevrolet Master 1939. Leia mais sobre este importante Chevrolet.

Um Buick Eigth 1951 com oito cilindros em linha.

Um belo Ford A 1928 Deluxe Phaeton.

Ferrari 308 GT Spider 1978.

Um Chevrolet Corvette Stingray 1973. Esta era da terceira geração.

Um americano  muito famoso. O Chevrolet Bel Air 1956.

Uma réplica do inglês Jaguar XK 120 com motor Chevrolet Opala seis cilindros. 

Um Cadillac Deville 1966.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nacionais.

Raro neste belo estado de conservação um Volkswagen 1600 quatro portas. Depois dele veio a Variant, o TL e a Brasília.

O primeiro esportivo nacional da Volkswagen. Saiba mais sobre o Karmann-Ghia.

Um DKW Belcar 1962.

Um Jeep Willys 1968. Sucesso mundial!

Um Willys Rural nacional. Usou o motor do Jeep e após a absorção pela Ford o motor do Maverick quatro cilindros 2,3 OHC.

Picape Ford F-series. Ano 1954 com motor V8 272 (4.457 cm³).

 Um Willys Gordini IV. Leia mais sobre este franco-brasileiro.

Chevrolet Amazona 1963.

Impecável Chevrolet Opala 3800. Saiba mais sobre este sucesso da General Motors do Brasil.

Um Puma GTB S/2. Leia mais sobre a história da Puma Veículos.

Réplica brasileira do  MG A 1955. Usava o motor do Chevette.

Um belo Simca Chambord 1966 Tufão. Saiba mais sobre este galante nacional.

Seu concorrente era o Aero Willys. Este é um Itamaraty. Saiba mais.

O grande luxo nacional era a linha Ford Galaxie, LTD e Landau. Leia sobre este grande Ford.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Um potente americano. Saiba mais sobre o Plymouth Barracuda. Este tem um motor 383 (6.276 cm³) V8. Saiba mais sobre este Chrysler.

O alemão Mercedes-Benz série W123. É um 280 C.

Um Volkswagen Alemão 1951 Brezel Split Window

Um Chevrolet FleetMaster 1948.

Um MG B inglês. Leia sobre este esportivo de sucesso.

Uma bela exposição que deveria se repetir sempre. Vai até 4 de setembro.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Texto e fotos Francis Castaings                               

© Copyright - Site http://www.retroauto.com.br - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Veja os anteriores  ou role a página.

Volte a página principal do site.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Encontro do Clube Veículo Antigos de Nova Lima – Agosto de 2016

Como sempre, no segundo sábado do mês, a turma do Clube se encontra, a partir das 14:00 horas e não arrasta o pé, ou as rodas, somente ao anoitecer.

Neste dia havia quatro encontros de carros antigos na capital e cidades de grande BH. Mesmo assim a presença de associados ou não foi muito boa. Vários carros bonitos estavam lá.

Alfa Romeo Spider Duetto.

Réplica do MG A muito bem construída em fibra de vidro e motor Chevette GM 1.6. Foi produzido na Inglaterra entre 1955 e 1962 e também havia uma versão com capota rígida.

Chevrolet 1952 Styleline De Luxe. Foi produzido entre 1949 e 1952. Depois, em 1953 veio a linha Bel Air que teve seu auge em 1955, 1956 e 1957.

éplica nacional do Ford Thunderbird. Leia mais sobre o Thunderbird

Ford Mustang GT da quarta geração fabricado entre 1994 e 2004. Havia também a versão conversível com motores V6  e V8 de diversas potências.

Um belo VW sedã 1972 com personalizações de bom gosto.

Outro sedã em ótimo estado.

Belo Volkswagen Karmann-Guia. Saiba mais sobre o primeiro esportivo da Volkswagen.

Um Volkswagen Brasília em ótimo estado.

Outra também muito interessante. Leia mais sobre a Brasília.

O VW Passat foi uma revolução tanto na Alemanha quanto no Brasil. Saiba mais sobre o Passat.

Um DKW Belcar 1962 com portas suicidas.

Um belo Jeep Willys CJ5.

Derivado do Jeep veio a Willys Rural. Esta pronta para a prática "Todo Terreno".

Derivado da Rural nasceu a Picape Jeep. Está personalizada.

O próximo encontro do Clube de Veículos Antigos de Nova lima será 10 de setembro, segundo sábado do mês. E vai ser muito bom como sempre. Abaixo o Grande Encontro na Seis Pistas! Vela a pena dar uma olhada.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Veja os anteriores

Volte a página principal do site.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Segundo Encontro de Carros Antigos Vila da Serra, Nova Lima, Minas Gerais - Junho 2016


Encontro Seis Pistas Nova Lima

No ultimo 26 de junho, domingo, na Avenida Oscar Niemeyer, conhecida como Seis Pistas há muito tempo, se não fosse a arquitetura dos prédios, pessoas com celulares e alguns poucos carros modernos que estavam estacionados ou circulavam, poderíamos achar que estávamos nas décadas de 20, 30 ,40,50,60,70 ou 80. Uma multidão animada invadiu a avenida e belos carros nacionais e de origem estrangeira estavam lá. Por voltas de 600 inscrições de carros, ônibus, caminhões, motocicletas... alguns impossíveis de fotografar tal a curiosidade do povo. Um colorido sem igual, num dia bonito, veículos brasileiros, americanos, europeus...

Food Truck's e restaurantes lotados. Bom para o comércio numa época de crise.

A hora para a chegada foi marcada para as 9:00 horas da manhã, mas segundo o organizador Jorge Filho, que brilhou com este evento, já haviam carros estacionados desde o amanhecer. Só um lado da avenida foi fechado para os antigos. E até o princípio da tarde, poucos arredaram o pé, ou rodas, pois estava muito animados! Colecionadores de vários clubes e de outras cidades mineiras também prestigiaram este evento único. Show de rodas!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

No Tapete Vermelho.

Chevrolet Impala 1959.

Cadillac Series 62 1950.

Cadillac Eldorado.

Cadillac Coupé DeVille.

Ford A Roadster 1928.

Réplica Jaguar XK 120

Um Jaguar XJ 6. Saiba mais.

E um belo Jaguar E-Type. Saiba mais sobre este esportivo inglês.

Outro inglês de sucesso: O MG B. Saiba mais.

Outro grande inglês: O Land Rover. Saiba mais.

Também o belo inglês Rolls-Royce Corniche. Saiba mais sobre a linha Silver Shadow.

Uma picape Ford 1937 inglesa.

Também da Inglaterra os Austin Mini fizeram muito sucesso. Abaixo um réplica mineira. Leia mais sobre este sucesso.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os Chevrolet e General Mortors.

Belo Chevrolet Opala 2500 Luxo 1972.

Chevrolet Opala SS. Saiba mais sobre a linha Opala.

Um Opala SS 6

Chevrolet Chevette merecedor de placa preta. Leia mais sobre o pequeno da GM.

Bela picape Chevrolet C-10.

Hot Chevrolet Master 1938.

Chevrolet Master 1939. Impecável!

Outro Hot Chevrolet Master 1941. Leia mais.

Picape Chevrolet 3100. Trata-se da linha Advance-Design Series fabricada entre 1947 e 1955. Este é um modelo 1948.

Chevrolet Bel Air 1955.

Chevrolet Camaro SS 1967.

Chevrolet Impala 1967. Este é um modelo SS e havia também a versão quatro portas, conversível e Station Wagon.

Belo esportivo  Chevrolet Corvette Stingray 1973.

Chevrolet El Camino.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os Ford

Um Ford A Phaeton 1929.

Belo Ford Corcel cupê 1970.

Ford Corcel 1973. Saiba mais sobre o cavalo da Ford Brasil.

Bela picape Ford F-100 V8.

Ford Maverick Cupê. Leia mais.

Ford LTD 1973. Saiba mais sobre o luxo da Ford.

Belo Ford Landau. Um dos últimos!

Uma picape Ford F-series sempre presente nos eventos de Nova Lima. Ano 1954 com motor V8 272.

Ford Mustang cupê 1967.

Outro Mustang cupê. Este é um modelo 1970.

Um belo Mercury Marquis 1992. A Mercury junto com a Lincoln formam a divisão de luxo da Ford

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os carros da Chrysler.

Belo Dodge Dart sedã 1969.

Dodge Dart General Lee.

Um Dodge Charger R/T 1973.

Outro Dodge Charger R/T (Road & Track). Ano 1974. Leia mais sobre os Dodge nacionais.

Outro belo Charger nacional.

Dodge Challenger 1971.

Dodge Challenger 1973. Muita potência!

O Plymouth Barracuda era derivado do Challenger. Saiba mais.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os Volkswagen

Um modelo alemão do Volkswagen sedã. Impecável!

Outro modelo alemão. Modelo 1303 S com injeção de combustível, suspensão independente... e outras várias melhorias. Um como este foi premiado em Araxá neste ano. Também de Belo Horizonte.

Uma bela VW Kombi.

Esta também muito bonita. Leia mais sobre este grande utilitário.

Outra pouco ortodoxa.

Um Karmann-Ghia 1500 conversível. Leia mais sobre o esportivo da VW.

Um belo Karmann-Ghia TC.

Um belo VW SP-2. São raros neste estado.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PUMA

O primeiro Puma GT 1600 foi apelidado de "Tubarão" por causa das entradas de ar após o vidro da coluna B.

Outro com personalização de bom gosto.

m GTS com placa preta. Leia mais sobre o Puma.

Puma GTB S/2 com motor Chevrolet Opala de seis cilindros.

Outro da segunda série muito bonito.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os DKW

Os primeiros Belcar tinham portas suicidas.

Ambos elegantes com placa preta.

A Vemaguet 1967 mostrando a máquina.

Este Belcar 1967 também.

Também era fabricado nesta época o belo sedã Fissore e o utilitário Candango.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os Willys

O Itamaraty era a versão luxuosa do Aero-Willys. Leia mais.

Este preparado para a Guerra! A cor clara era utilizada nos veículos que foram para a luta na África. Sabia que ele foi comercializado em mais de 150 países?

Outro militar.

A simpática turma da foto no topo desta página estava acomodada nesta Chevrolet Veraneio Militar. Muito bem equipada.

Outro muito simpático da década de 50.

Willys Gordini usava mecânica Renault. Saiba mais.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os Mercedes-Benz

Dou outro lado da avenida um modelo 280 E da série W108.

Belo modelo da série W114/W115. Leia mais.

Mercedes-Benz da série W123.

Mercedes-Benz 560 SEL. Esta tem motor! Muito!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os BMW

BMW M3 Motorsport. Série E30 fabricada entre 1982 e 1993. Motor 3.2 L M30 com seis cilindros em linha e 175 cavalos.

BMW 2002 Ti Touring

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os Alfa Romeo.

Belo Alfa Romeo 155.

Alfa Romeo Giulia GT Veloce 2000.  Leia sobre o Alfa Bertone.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os Hot's

Hot Chevrolet 1938.

Hot Chrysler 1934

Hot Chevrolet 1937.

Um Renaut Juva Quatre Hot 1947.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os Pesados.

Carroceira Ciferal Flecha de Prata e motor Mercedes-Benz.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Todos gostaram muito do super evento. Ano que vem terá outro ótimo.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Texto e fotos Francis Castaings                               

© Copyright - Site http://www.retroauto.com.br - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Agradecimento especial à Jorge Filho Presidente do Clube de Autos Antigos de Nova Lima. Muito obrigado, foi ótimo!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Veja os anteriores

Volte a página principal do site.