I Encontro de Carros Antigos - Diamantina - Minas Gerais

No dia 07 de julho a histórica cidade de Diamantina sediou seu “I Encontro de Carros Antigos” organizado pelo ‘Volkswagen Clube de Diamantina’ e ‘Antigomobilismo do Vale do Jequitinhonha’.

A cidade recebeu 132 veículos representando 10 clubes de autos antigos vindos de 22 cidades de Minas Gerais e de São Paulo.

Onde? Diamantina, Minas Gerais

Ao som de bons Blues e Rock and Roll os visitantes puderam apreciar belos veículos das décadas de 20 até os anos 90 expostos no pátio do D’Ávilla Hall.

O evento contou também com três stands de cervejarias artesanais da cidade. A proposta do evento é fortalecer e divulgar o antigomobilismo na região que certamente terá a segunda edição do evento em julho 2019.

O Volkswagen Fusca é um ícone mundial. Foi lançado aqui no Brasil em 1959, fabricado em São Bernardo do Campo, São Paulo. Mas os primeiros, de origem alemã desembarcaram no porto de Santos, São Paulo em 1950. E caiu no gosto brasileiro! Começou aqui com motor 1.200 cm³, passou para o 1.300, 1.500 e 1.600 cm³.Abaixo um Fusca premiado!

Mas preparadores competentes o levavam à 1.800, 2.000 e até 2.200 cm³. Nas pistas brilhou nas décadas de 60 e 70 principalmente na extinta Divisão 1 e Divisão 3. É de longe o motor mais utilizado no planeta. Em carros, barcos, ultra-leve, motocicletas, triciclos, etc.

Lá fora foi chamado e ainda é de Carocha em Portugal, Escarabajo na Argentina, Cox ou Coccinelle na França, Magiolino na Itália e Beetle nos países de língua inglesa.

Foi produzido em grande escala aqui, em seu país de origem Alemanha, onde era apelidado de Käfer, besouro em alemão, e também foi fabricado na Austrália, África do Sul e no México, último país a produzi-lo.

O mais famoso par de veículos Volkswagen. O Volkswagen sedã e a Kombi

Lado a lado para dar boas vindas aos visitantes

Um confronto de utilitários. O da direita é uma belo exemplar da Kombi "Camper" motor Home

Leia um pouco mais sobre o utilitário mais famoso do mundo

O primeiro esportivo Volkswagen na Alemanha e no Brasil. Leia mais sobre o Karmann-Ghia

Presença da linha arrefecida a água. Tudo começou com o VW Passat lançado no Brasil em 1975. Depois veio o VW Gol em 1980 e dele seus derivados Voyage, Parati e Saveiro.

E o que dizer do mais antigo da mostra! Um Ford A modelo Phaeton 1929

Um picape Ford A Hot

Outra picape que na época já tinha a denominação Roadster Pick-up

Em todos bons encontros estão o Chevrolet mais amado do Brasil: O Opala

Sedã quatro portas, duas porta fast-back e perua Caravan. Leia mais sobre o Opala

A primeira foi a picape Chevrolet totalmente produzida aqui se chamava Brasil. Logo depois veio a perua Amazona, o Furgão Corisco e a cabina dupla Alvorada completavam a linha que terminou em 1963. O modelo abaixo foi personalizado.

Em 1964 toda a linha era reformulada e nascia a picapeC-14, C-1416 ( que se tornou a Veraneio) e a C-1414 era a cabine dupla

Outro utilitário de sucesso foi o Willys-Rural. Nasceu nos Estados Unidos como Willys Jeep Station Wagon em 1946. Aqui utilizava o mesmo motor do Aero-Willys

Um Dodge Charger R/T (Road and Track) modelo 1977. Leia mais sobre a linha Dodge Dart e Charger

A premiação: Ao Centro Leonardo Lessa, de boné e camiseta branca que também organizou II Encontro de Veículos Antigos de Milho Verde, distrito do Serro, Minas Gerais.

Para ler - Clique no livro para acessar

Picapes Chevrolet - Robustez que conquistou o Brasil

Caminhões FNM 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A História do Automóvel - Três volumes

Uma excelente coleção para quem quer conhecer o mundo ao automóvel é o Box coleção: A História do Automóvel - 3 volumes . O autor é o famoso engenheiro e jornalista José Luiz Vieira um dos responsáveis das edições da antiga revista Motor 3. Estes exemplares citados aqui tem excelente qualidade gráfica e editorial. Vem no formato 19 x 26 x 9 cm. São ao todo 1.320 páginas contando a história de todo automobilismo mundial com muitos textos e fotos. Ele se divide em:

  • Volume 1 - da pré-história a 1908
  • Volume 2 - de 1908 a 1950
  • Volume 3 - de 1950 aos dias atuais

Clique abaixo acessar o site.

Os bons livros da Editora Alaúde. Clique abaixo.

Compre livros de carros nacionais ou estrangeiros na Clique aqui para comprar livros

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A Editora Alaúde fez uma tem ótimos livros sobre os carros brasileiros e estrangeiros. Clique sobre a figura e acesse.

Vários bons títulos.

Ambos em capa dura e são muito ricos em fotos e dados. Clique sobre a figura para acessar.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Montagem e comentários:  Francis Castaings -  Imagens: Drone: Danilo Quirino Rocha. Fotos: Cynthia Fernandes -  

Texto: Leonardo Lessa              

© Copyright - Site http://www.retroauto.com.br - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Volte a página principal do site.