Autos, Animais, Ação e Animação

Os filmes onde os animais aparecem e seus respectivos donos ou amigos na maioria das vezes são muito divertidos e fazem muito sucesso. E por que não associar esta fita a uma aventura, drama, comédia ou a um desenho animado. Em vários filmes e seriados, recentes ou antigos o animal junto com o automóvel faz parte ou são peças principais do enredo.

Em Os Gatões, o Dodge Charger General Lee foge da polícia quase todo o tempo.Atrás deles sempre está o Xerife Roscoe e seu companheiro o Basset Flash. Também num Dodge, modelo Mônaco. 

The Dukes of Hazzard foi uma série TV exibida entre 1979 a 1984. Criado por Gy Waldron tinha como atores principais Tom Wopat (Luke Duke) e John Schneider (Bo Duke). A série se passava no Condado fictício de Hazzard, uma pequena cidade do interior do estado da Geórgia, em que o Tio Jesse (Denver Pyle), tinha um rancho. Lá era a produzido e comercializado o uísque clandestino, chamado Moonshine. Sempre com a ajuda de seus sobrinhos Bo Duke e seu primo Luke Duke, eles faziam a entrega e a distribuição da bebida, até um dia em que eles foram apanhados pela polícia. Todos de Dodge. Só tio Jesse tinha uma picape Chevrolet C-10.

Vimos também a trilogia Agarre-me se Puderes (Smokey and the Bandit), mas sem dúvida o melhor filme foi o primeiro.

Burt Reynolds faz o papel do “Bandido” e seu amigo caminhoneiro é Jerry Reed que faz o papel de Cledus "Bola de Neve" Snow e tem ao seu lado o fiel cão da raça Basset Hound que se chama Fred. Filme de 1977. E Burt está sempre a bordo de seu Pontiac Trans-Am.

E Cledus em seu grande caminhão Kenworth 1974.

Uma das melhores duplas foi em K-9 Um Policial bom para Cachorro. James Beluschi faz o policial Michael Dooley. Ele persegue Lyman (Kevin Tighe), um traficante de drogas que vem tentando matá-lo há muito.

Um colega de policia o apresenta, sugere como parceiro, Jerry Lee, um pastor alemão que a principio mete medo, mas foi treinado para cheirar drogas. Com sua ajuda Dooley espera colocar seu inimigo atrás das grades, mas Jerry Lee tem muita personalidade e só trabalha e investiga quando quer. Ele também é muito bom para deixar o carro de Dooley um pouco estragado. Trata-se de um Ford Mustang 1966 que, apesar de bem maltratado, ele insiste em dizer que é um clássico. A trama inclui o seqüestro de Tracy (Mel Harris) por Lyman , a namorada de Dooley, que dessa forma pretende deter as investigações de Dooley. Vale muito como ótima diversão e final surpreendente.

E sem o para-brisas. Neste filme há cenas muito engraçadas e emocionantes também. A dupla se deu muito bem em toda duração do filme e também nos bastidores, apesar da resistência inicial de ambos. Mais de Michael Dooley na interpretação.

 

Um seriado americano de bastante sucesso na televisão foi Casal 20 (Hart to Hart) que teve sua estréia em 1979 e contou 110 episódios até a 1984. A criação teve participação do famoso escritor Sidney Sheldon e contou com os charmosos atores principais Robert Wagner que faz Jonathan, Jennifer (Stefanie Powers) e seu fiel mordomo Max (Lionel Stander).

São muito ricos, felizes, tem uma bela casa, mas sempre estão combatendo o mal, investigando crimes, assassinatos, etc.

Belos carros sempre estão com o casal como italiano Ferrari Dino, o inglês Rolls-Royce Silver Shadow versão Corniche ou o alemão Mercedes Benz SL. Também está lá o pequeno cão sem raça definida Freeway achado por Jennifer perto de uma auto-estrada. Muito esperto simpático o pequeno chegou a ser protagonista de um dos episódios.

O filme 101 Dálmatas (101 Dalmatians) feito em parceira por estúdios do Reino Unido dos Estados Unidos foi lançado em 1996 e contou com atores famosos como Glenn Close, Jeff Daniels, Joely Richardson, Joan Plowright e Hugh Laurie. Esta aventura sobre cães baseada no desenho homônimo de 1961 conta a história do americano, designer em computação, Roger Dearly (Jeff Daniels) que vive com seu cão dálmata, Pongo, na bela capital inglesa de Londres. Nesta, certo dia, num passeio  Roger está com Pongo que fareja a fêmea Brenda e se encanta. Após este momento romântico uma confusão enorme começa nas ruas da cidade. Acaba por conhecer a dona de Brenda, a estilista Anita Campbell-Green (Joely Richardson).  Eles também se apaixonam, casam-se e na mesma casa, meses depois nascem 15 filhotes dálmatas.  Abaixo Pongo  "ultrapassando" um Táxi Londrino modelo FX. Saiba mais.

Anita trabalha numa casa de modas chamada Casa DE VIL cuja proprietária é Cruella de Vil (Glenn Close) que após tomar conhecimento da ninhada quer comprá-la de qualquer forma para usar a pele dos bichinhos em casacos. Mas Roger e Anita recusam a quantia. Daí começa uma trama sem limites que envolvem sequestro e maldades.  Cruela é proprietária de um esportivo construído de forma artesanal que se chama Phanter Deville (Abaixo). E a placa do carro é DEV IL.

A Guerra dos Dálmatas (One Hundred and One Dalmatians) foi um desenho animado de Walt Disney que fez enorme sucesso em todo o mundo sendo lançado nos Estados Unidos em 1961 com duração de 79 minutos.  O sucesso foi mundial e a qualidade da animação para a época era perfeita em detalhes. Abaixo um dos filhotes ao lado de um cão Capitão sobre a calçada ao lado uma picape Ford F-Series da década de 50. Este belo desenho deu origem ao filme.         

Não poderia de estar neste o genial desenho Scooby-Doo, do estúdio Hanna-Barbera foi criado pelo americano descendente de japoneses Iwao Takamoto. Conta com mais de 350 episódios. Está na TV desde 1969! As gargalhadas são garantidas misturando mistério, sobrenatural, aventura, comédia na trupe de quatro adolescentes que pensam ser detetives. São Fred, Velma, Daphne e Salsicha, com o famoso um Dog Alemão falante, o grandalhão e medroso Scooby-Doo. O veículo é uma pequena van, decorada ao estilo psicodélico que se chama Máquina Mistério. Vão á todos os tipos de lugar, na maioria pouco receptivos, e sempre há encrenca.

O nome do cão foi inspirado em um trecho da canção "Strangers in the night" interpretada por Albert Francis Sinatra, mais conhecido como Frank Sinatra. Na letra americana, o cantor lança silabas “doo-be-doo-be-doo”. A música original é do francês Michel Sardou e chama-se Comme D`habitude. Também há a ótima interpretação dos anos 80 e 90 da banda Gipsy Kings e chamou-se A Mi Manera. E ninguém se esquece do bordão Scooby-Doo, Onde Está Você?

Em 2002 foi lançado o filme da série e com efeitos especiais de computador. A longa foi por dirigido por Raja Gosnell e produzido por Charles Roven, tem no elenco Matthew Lillard (Salsicha), Freddie Prinze Jr. (Fred), Sarah Michelle Gellar ("Buffy") (Daphne), Linda Cardellini (Velma) e Rowan Atkinson (o "Mr. Bean", que faz Mondavarious, o vilão da história). Depois veio Scooby-Doo 2 - Monstros à Solta em 2004 e depois em 2009, Scooby-Doo! The Mystery Begins, com novo elenco. E uma Chevy Van do filme de 2002.

E jamais nos esqueceremos do saudoso sucesso brasileiro O Vigilante Rodoviário, a bordo do Simca Chambord, sobre uma Harley-Davidson e com seu fiel cão Lobo.                         

A série dos anos 60 marcou várias gerações, traz ensinamentos muito válidos até hoje e foi um enorme sucesso. Hoje o Tenente Coronel Carlos Miranda da Polícia Federal é um frequentador assíduo dos encontros de carros antigos. Veja fotos do São Paulo Fashion Cars.

Infelizmente Lobo, seu fiel cão pastor, não está mais ao seu lado. Mas o Simca Chambord sim!   No seriado o Lobo ora entrava pela porta de trás e ia para o banco da frente ora fazia o contrário. Muito esperto e obediente. Vale a pena rever o DVD com belos automóveis das décadas de 50 e 60 e as cenas antigas. Valiosa memória da TV brasileira.

Várias pessoas dizem que levo meu cão Bobby a todos os lugares. Que sempre está ao meu lado. Nem tanto. Mas graças a elas tive a inspiração para escrever este. Obrigado.

Para ler - Clique no livro para acessar

Picapes Chevrolet - Robustez que conquistou o Brasil

Caminhões FNM 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A História do Automóvel - Três volumes

Uma excelente coleção para quem quer conhecer o mundo ao automóvel é o Box coleção: A História do Automóvel - 3 volumes . O autor é o famoso engenheiro e jornalista José Luiz Vieira um dos responsáveis das edições da antiga revista Motor 3. Estes exemplares citados aqui tem excelente qualidade gráfica e editorial. Vem no formato 19 x 26 x 9 cm. São ao todo 1.320 páginas contando a história de todo automobilismo mundial com muitos textos e fotos. Ele se divide em:

  • Volume 1 - da pré-história a 1908
  • Volume 2 - de 1908 a 1950
  • Volume 3 - de 1950 aos dias atuais

Clique abaixo acessar o site.

Os bons livros da Editora Alaúde. Clique abaixo.

Compre livros de carros nacionais ou estrangeiros na Clique aqui para comprar livros

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A Editora Alaúde fez uma tem ótimos livros sobre os carros brasileiros e estrangeiros. Clique sobre a figura e acesse.

Vários bons títulos.

Ambos em capa dura e são muito ricos em fotos e dados. Clique sobre a figura para acessar.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Texto e montagem:  Francis Castaings. Fotos de publicação                          

© Copyright - Site http://www.retroauto.com.br - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução de conteúdo do site sem autorização seja de fotos ou textos.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Volte a página principal do site.